Projeto


As soluções baseadas na natureza (NBS, do inglês Nature Based Solutions) têm vindo a ser indicadas como possíveis soluções para a promoção de ambientes urbanos mais sustentáveis e resilientes às alterações climáticas. Entre estas soluções, destacam-se as coberturas e as fachadas verdes que podem conferir benefícios não apenas para o ambiente urbano, através do amortecimento dos picos de cheia, da melhoria da qualidade do ar, do aumento da biodiversidade e da mitigação do efeito da ilha de calor urbano, mas também para o próprio edifício melhorando o seu isolamento térmico e acústico. Contudo, apesar deste potencial, existem ainda diversos obstáculos à sua implementação mais generalizada e que estão relacionados, nomeadamente, com a dificuldade em quantificar os reais benefícios proporcionados por estas soluções, acentuada pela elevada diversidade de soluções e componentes que compõe estas soluções e pela complexidade dos fenómenos envolvidos no seu comportamento global.


O projeto GREENFUTURE pretende transferir conhecimento científico e tecnológico para as PME portuguesas que atuam no mercado das coberturas e fachadas verdes, com intuito de promover a adoção das melhores práticas nos processos de desenvolvimento, elaboração de projetos e instalação de soluções, bem como apoiar a marcação CE dessas soluções. Pretende-se, adicionalmente, promover uma adoção mais generalizada destes sistemas, potenciando a valorização económica do mercado português de coberturas e fachadas verdes, bem como a sustentabilidade e a resiliência aos efeitos das alterações climáticas do espaço urbano.


O projeto GREENFUTURE (POCI-01-0246-FEDER-181322) está a ser cofinanciado pelo COMPETE 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), na vertente de Sistema de Apoio a Ações Coletivas, com um investimento elegível de cerca de 437 mil euros, correspondendo a um incentivo de cerca de 371 mil euros.