NUMA SOLUÇÃO DE COBERTURA VERDE A CAMADA DE SUBSTRATO É, SEM DÚVIDA, UMA DAS MAIS IMPORTANTES, UMA VEZ QUE É DECISIVA PARA O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DA VEGETAÇÃO.
Identificação da fonte:
O caso de estudo apresentado resulta do trabalho realizado no âmbito do projeto EcoGreenRoof (POCI-01-0247-FEDER-033728) em copromoção com a Neoturf (Promotor líder), W2V, CVR e o Itecons.
Numa solução de cobertura verde a camada de substrato é, sem dúvida, uma das mais importantes, uma vez que é decisiva para o crescimento saudável da vegetação. Além disso, o substrato juntamente com a camada de drenagem, contribui para a capacidade de retenção e para o atraso na drenagem das águas pluviais, bem como para o comportamento térmico da solução final. Esta solução de cobertura é constituída por isolamento térmico, camada drenante, filtro e o substrato técnico. Para este caso de estudo foram desenvolvidos diferentes substratos ecológicos para utilização em sistemas de coberturas verdes, e realizados estudos higrotérmicos com o objetivo de obter parâmetros relevantes que permitam demonstrar as vantagens da sua aplicação em soluções de construção. A utilização destes substratos ecológicos compostos por resíduos orgânicos e inorgânicos poderá contribuir para a gestão de resíduos, com a vantagem adicional de trazer benefícios para o ambiente.
Como parâmetros térmicos, foram determinadas a condutibilidade térmica (capacidade de um material conduzir energia térmica) e o calor específico (capacidade de um material armazenar energia térmica). Estes parâmetros permitem avaliar a contribuição dos substratos no isolamento térmico dos edifícios. A condutibilidade térmica foi avaliada tendo em conta diferentes temperaturas e teores em humidade.
Quando falamos de benefícios ambientais e energéticos de um material, a emissividade é um dos parâmetros essenciais, estando diretamente relacionado à temperatura superficial dos materiais e à sua capacidade de emitir energia. Foi também analisada a influência da humidade na emissividade dos vários substratos ecológicos.
A passagem de água no estado de vapor através dos substratos também foi avaliada. Pretendeu-se com este estudo determinar a velocidade de transmissão de vapor de água através dos substratos, isto é a quantidade de vapor de água transmitida, por unidade de superfície, durante a unidade de tempo, em condições definidas de temperatura, humidade e pressão.
Os resultados dos estudos acima descritos foram úteis para selecionar quatro substratos ecológicos, e avaliar o comportamento hídrico e o comportamento térmico em câmara bioclimática, aproximando-se assim de um contexto real. Para o comportamento hídrico foi determinada a capacidade de drenagem e retenção de água dos substratos, que permite avaliar o contributo deste material na redução do escoamento de águas pluviais e no atraso do pico de cheia. Quanto ao comportamento térmico em câmara bioclimática, foram monitorizadas as temperaturas e fluxos de calor, para diferentes condições ambientais, em sistemas de cobertura verde (excluindo a vegetação).
✔ Melhoria do isolamento térmico/ aumento da eficiência energética do edifício
✔ Mitigação da ilha de calor
✘ Melhoria da qualidade do ar
✔ Atenuação dos picos de cheia
✘ Aumento da biodiversidade urbana