O SISTEMA DE FACHADA VERDE WALLGREEN, COMERCIALIZADO PELA EMPRESA LANDLAB, É CONSTITUÍDO POR MÓDULOS FABRICADOS EM PLÁSTICO RECICLADO.
Identificação da fonte:
O caso-de-estudo apresentado resulta do trabalho efetuado na dissertação de mestrado, “Definição de metodologias para avaliação do comportamento de fachadas verdes: aplicação a um sistema modular”, realizada no âmbito do projeto GREENFUTURE (POCI-01-0246-FEDER-181322).
O sistema de fachada verde WallGreen, comercializado pela empresa LandLab, é constituído por módulos fabricados em plástico reciclado, sendo cada módulo composto por três compartimentos diferentes onde são colocados três vasos contendo, cada um, uma bolsa geotêxtil com o substrato e as plantas. Esta solução utiliza, ainda, um sistema de irrigação, gota-a-gota, embutido nos módulos, que permite a rega automática e individualizada de cada planta. Para a construção dos protótipos laboratoriais da fachada verde, os módulos foram justapostos e fixos ao suporte por meio de parafusos e buchas, tal como indicado pelo fabricante. As espécies de plantas usadas nos ensaios realizados foram a Dieffenbachia seguine e Nephrolepis exaltata.
O comportamento térmico da solução de fachada verde foi avaliado experimentalmente usando uma câmara bioclimática onde foi colocada uma parede teste parcialmente revestida com a solução WallGreen. Na câmara bioclimática foram simulados regimes transientes para condições de verão e inverno. A parede teste foi instrumentada com termopares e termofluxímetros para registo das temperaturas e fluxos de calor, respetivamente.
A absorção sonora da solução de fachada verde foi avaliada com recurso a uma câmara reverberante tendo, para tal, sido criada uma estrutura que permitiu a fixação da solução de fachada verde tal como numa situação real.
A determinação da capacidade de retenção e drenagem de água da solução, foi estudada por meio da utilização de um dispositivo experimental, desenvolvido para o efeito, que permitiu simular várias descargas com um caudal semelhante ao usado nos sistemas de irrigação utilizados por este tipo de soluções.
Para avaliação do desempenho ambiental da solução, foi desenvolvido um estudo de avaliação de ciclo de vida (ACV) simplificado.
Para testar a resistência dos módulos à colocação de cargas, que podem resultar do peso próprio do sistema, de esforços realizados durante operações de manutenção ou ações indevidas sobre o sistema, foram recriados em laboratório condições semelhantes para avaliação da resistência em cada caso.
✔ Melhoria do isolamento térmico/ aumento da eficiência energética do edifício
✘ Mitigação da ilha de calor
✘ Melhoria da qualidade do ar
✔ Atenuação dos picos de cheia
✘ Aumento da biodiversidade urbana
✔ Outros